top of page

Aniversário 2018


Partilho consigo um texto (textão!) que escrevi no dia em que fiz 23 anos:


"Hoje é o meu aniversário, comemoro mais um ano de vida e, por esta ocasião especial, interrompo o estudo para festejar e para vos escrever.

Este dia pode ser especial para nós, por diversos motivos, dependendo também da nossa idade e da altura da vida em que estamos. Lembro-me que quando era pequena os meus aniversários eram o máximo pelos doces, pelos amigos a cantarem os parabéns, pelos brinquedos que recebia, pelo karaoke que cantava, pelos saquinhos de guloseimas que distribuía na escola ou a todos os que iam à minha festa de anos... Há medida que vamos crescendo, as festas vão-se tornando diferentes, com menos pessoas e menos brincadeiras, e começamos a dar mais importância a estar com a família, a nos rodearmos de um grupo mais limitado de pessoas e claro, a receber parabéns das pessoas que passam pela nossa vida, quer pessoalmente quer nas redes sociais.

Nem sempre os nossos dias de aniversário são perfeitos, sobretudo se nem tudo na nossa vida está como gostaríamos ou se este dia nos meter a pensar que estamos a ficar velhos e poderíamos ter feito isto ou aquilo diferente.

Independentemente do que gostarmos de fazer neste dia, de como comemorarmos ou dos pensamentos que tenhamos, o motivo pelo qual todos, sem exceção, comemoramos (ou não) é o de estarmos vivos - somos recordistas, alcançamos mais um ano nesta vida - as nossas comemorações são uma espécie de agradecimento a Deus e ao Universo por ainda contermos a “energia da vida”. Somos o que somos, temos o que temos, mas estamos cá, e quando cá estamos com saúde melhor ainda.

Por agora, agradeço a todas as pessoas que se lembraram do meu aniversário há dias atrás e fizeram questão de mo mostrar com afeto, às que foram lembradas pelo facebook, mas que com mérito não inferior me presentearam  com grandes textos cheios de significado ou com mensagens de parabéns com sorrisos, a quem se deslocou só para me abraçar, a quem sorrio por ver como estou atualmente, a quem me aconselhou para este novo ano de vida, a quem me surpreendeu de diversas maneiras, a quem me beijou, a quem me fez sentir especial neste dia.

O aniversário comemora a nossa vida, mas também comemora as pessoas que nos rodeiam, porque elas não nos fazem existir, mas fazem com que sejamos quem somos. Até aquela pessoa que não costuma dar-se connosco no dia a dia, mas que perde uns segundos para nos desejar os parabéns, até essa pessoa contribui para a nossa felicidade neste dia em que “renascemos”.

Aproveitar este dia? Tantas possibilidades, tantos desejos, tanta coisa por fazer ao longo da vida... este ano, tenha feito o que tenha feito, certamente me rodeei de gratidão, de amizade e de amor, porque tudo se pode fazer, mas não se vive para sempre, e neste dia comemorei a vida.


Obrigada a todos! :D <3"

52 visualizações0 comentário
bottom of page