top of page

Sem açúcar, por favor!

Há 2 anos saiu uma notícia no público, sobre a redução dos pacotes de açúcar no café que, na altura, me fez pensar numa decisão que tomei há cerca de 5 anos, a qual mantenho sem a menor dificuldade, e que partilho convosco hoje.

Eu antes bebia pouquíssimos cafés, e quando bebia colocava metade de um pacote de açúcar e, às vezes (a minoria das vezes), um pacote inteiro (era impensável colocar dois pacotes num cafezinho). Achava que sem açúcar não me ia saber nada bem, sobretudo eu, que apesar de tentar comer sempre de forma saudável sou muitíssimo gulosa. 


Mas há uns anos comecei a beber entre 1 a 2 cafés por dia e, apesar de não ser assim tanto na média de consumo de cafeína dos estudantes e trabalhadores, vi que se colocasse açúcar em todos os cafés que bebesse, isto não ia correr nada bem (visto que a quantidade de açúcar, tirando o da fruta e o de outros alimentos, que devemos consumir num dia inteiro corresponde a 2 pacotinhos de açúcar, desses do café). Um dia cheguei a um café e disse "...sem açúcar, por favor!"... e pronto... era mais amargo, mas era bom... a partir daí o café "amargo" começou a saber-me cada vez melhor e agora nunca peço açúcar. Diminuem-se os resíduos poluentes e melhora-se em saúde. 


Imagem retirada da Internet

Partilho esta experiência só para dizer que o poder de uma decisão pode ser mais forte do que as pessoas imaginam e o que para nós hoje é um prazer e uma realidade imutável, amanhã pode não o ser, por isso devemos basear-nos na nossa moral, nas nossas crenças e no que achamos mais correto, tomando as nossas decisões informadas, e nisto inclui-se, claro, a alimentação. Isso sim é imutável (quem nós somos), apenas sofre "upgrading" e evolução... agora os sentidos, esses divertem-nos, mas enganam-nos... 


Bons cafés!

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page